Para conseguir realizar o trabalho, os técnicos da Algar Telecom precisavam acessar quatro sistemas diferentes. Além de ser trabalhoso, gastava-se muito tempo, já que eles tinham o acesso expirado e após um curto período era necessário logar de novo. Então, era preciso encontrar uma solução para isso - nesse caso, várias.
Inicialmente, o pedido era de se fazer a unificação de apenas dois sistemas, o SOM e o TOA, responsáveis pelo gerenciamento das Ordens de Serviço (OS) dos técnicos.
Porém, após alguns rascunhos, ficou claro que dava para ir além: fazer a junção do SOM com TOA, das funcionalidades do Google Earth (de mapeamento de CTOs), integração com o Maps e pequenas funcionalidades que ajudariam o técnico.
E assim surgiu o SOM Algar Telecom, com o objetivo de facilitar a vida dos técnicos.

Algumas funcionalidades são:
- Controle do tempo: para saber quanto tempo gastará até a casa do cliente e a previsão de horas para cada atividade.
- Informações sobre o cliente na home: o nome, telefone, localização e a CTO.
- Controle das atividades: vai sair para almoçar? Basta apenas apontar essa informação no app e quando retornar também, assim ele fará todo o controle do tempo do intervalo sem o técnico precisar se preocupar. O mesmo serve para atividades internas como reuniões, passagem no almoxarifado, etc.
- Trajeto: para chegar até o destino, o Maps abrirá sozinho com a rota indicada. (Antes de precisar abrir o app, a rota já é calculada e exibida). Quando chegar, o app SOM voltará ao primeiro plano automaticamente.
- Viabilidade: para auxiliar no processo de viabilidade de uma instalação, o técnico contará com uma calculadora de distância para verificar a quantos metros o poste com a CTO está da casa do cliente. Caso não seja viável, pelo próprio app ele pode redesignar ou abrir uma ocorrência.
- Informações unificadas com ações: ao ativar um equipamento, um modem por exemplo, basta bipar o código na caixa e ele automaticamente ativa e da baixa no inventário do técnico. Isso se replica para todos os itens.
- Previsão do tempo: um detalhe que faz toda a diferença no dia de quem passará 8h sob o tempo aberto.
- Feedback e métricas: como estou me saindo? O que ainda preciso para bater a meta do mês? Tudo organizado e fácil.
Esse projeto foi desenvolvido para a Algar Telecom pela Ene Soluções. Fui o responsável pelo design geral do projeto, partindo de ideias e rascunhos, passando por todas as etapas de Product Design, User Experience e posteriormente User Interface. Hoje o projeto está implantado e passando por testes de usabilidade para uma segunda etapa, onde mais tecnologias serão incrementadas.
Back to Top